Sérgio Dos Santos Gomes

O administrador na sociedade atual Os aspectos da administração que devem ser observados frente à globalização e seus impactos sobre a sociedade sendo

A Globalização e os efeitos no mercado de trabalho têm gerado muitos benefícios como o intercambio cultural e comercial entre as nações, permitindo movimentar milhões de dólares em segundos através de um simples computador, sendo considerada a “terceira revolução tecnológica”.

A expressão “globalização” não tem ainda uma definição clara que seja aceita por todos atualmente tem sido utilizada com um sentido ideológico, em que o mundo a vê como sendo um processo de interligação acelerada dos mercados, porém

existem malefícios, como interesses financeiros entre países, desequilíbrio dos mercados, privatizações e abandono do bem estar social, sendo seus efeitos percebidos no mercado de trabalho a partir de 1980.

Dentre estes efeitos destacam-se: o desenvolvimento de novas tecnologias, ajustes nos níveis de produção, preços competitivos, aumento na oferta de produtos, aumento nos benefícios ao consumidor e efeitos no mercado de trabalho.

Definitivamente a globalização não trouxe somente benefícios como ela a mão de obra não qualificada perderá cada vez mais espaço no mercado de trabalho sendo assim apontada como causadora de vários malefícios sociais como a exclusão social, crises econômicas, arruinamento de pequenos empreendedores que prejudicam milhões de pessoas em todo o mundo.

Os países menos desenvolvidos e menos favorecidos perdem com a desvalorização de suas matérias primas, isso porque não conseguem atingir um auto padrão de tecnologia exigido por países globalizados, tornando o mercado de consumo muito mais amplo, diferenciado, padronizado e disponível em qualquer parte do mundo através da internet principal ferramenta que possibilita aproximar as pessoas de uma maneira mais rápida e eficiente.

Com a chamada revolução tecnológica o mercado de trabalho para o administrador tornou-se cada vez mais amplo e competitivo, podendo este profissional atuar em varias área dentro das empresas sendo exigida uma constante atualização de forma constante de seus conhecimentos e habilidades, os mesmos devem manter ligados nas novas tecnologias de gestão que se renovam constantemente fazendo com que o estudo e pesquisa sobre o assunto se tornem algo frequente e constante na vida dos executivos, sendo indispensáveis os cursos de pós-graduação e mestrado para que o profissional se mantenha no mercado.

Administração possibilita a atuação em áreas diferenciadas do mercado como:

 Administração de material.

 Administração mercadológica.

 Administração de material

 Administração e marketing.

 Administração de produção.

 Administração e seleção de pessoal.

 Administração de recursos humanos.

 Administração orçamentária.

 Organização de métodos de trabalho.

 Organização de programas de trabalho.

Conforme o artigo 3º do decreto que regulamenta a profissão (61-934/67), o administrador poderá trabalhar como:

“Art.3º.”. A atividade profissional do administrador pode ser como profissional liberal ou não, compreende.

A) Elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, e que se exija aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização:

B) Pesquisa, estudo, analisa, interpreta planejamentos, implantação, coordenação e controle dos trabalhos no campo de administração em geral, administra seleção de pessoal, analisa métodos e programas de trabalho, orçamento administração de material e financeira, administração de mercado, administração de mercado e logística, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes de desdobrem ou como os quais sejam conexos”.

Desta forma o perfil do administrador na atualidade baseia-se num profissional especializado, proativo, decidido e disposto a novos desafios, competitivo, responsável, pois o sucesso da empresa depende da forma como gerencia os negócios, a produção, vendas e a área financeira no momento atual.

Por outro lado deve-se apropriar de outras áreas do conhecimento como: Psicologia, Sociologia, História além de estabelecer rotinas internas nas empresas através da criação e acompanhamento de tabelas e gráficos, lendo e analisando os relatórios, pericia pública e privada assim conhecendo a legislação vigente.

O administrador tem a responsabilidade de avaliar o desempenho de sua organização e desenvolver estratégias para alcançar as metas da empresa, para isso deve desenvolver habilidades essenciais para um administrador tais como: habilidade técnica, habilidade de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas, equipamentos, habilidade humana, habilidade para trabalhar com pessoas, compreender suas atividades e motivar e aplicar uma liderança eficaz, habilidade conceitual, habilidade de compreender a organização como um todo.

Além destas habilidades existem outros papeis que foram classificados por Mintizberg, esses papeis foram divididos em três categorias: impessoal, informacional, decisória.

Característica Atuação refere-se no que tange a forma como o profissional irá agir perante seus pares e subordinados, abaixo se destaca algumas características necessárias para o bom gestor.

• O capitão - Figura de Proa o administrador age como um símbolo e representante.

• Líder- A liderança passa por todas as atividades da gerencia, não só as relacionadas com a atividade de apenas “mandar” pessoas cumprirem tarefas, baseia-se pelo exemplo, ser líder por ser o espelho para seus subordinados, representa em si as atitudes proativas e as qualidades que espera de seus colaboradores.

• Comunicador- Mantem uma rede de relacionamento, o administrador deve sustentar principalmente com sua equipe, e com outras empresas, para troca de informações, mantendo assim uma ligação para obtenção e troca de informações dentro e fora das empresas.

• Monitor- Monitorar e busca informações que ajude a entender o que esta acontecendo dentro de sua empresa, deve ter a capacidade de trabalhar com diversas fontes de informação.

• Disseminador- Deve coletar as informações e trazer para dentro da empresa e espalhá-las entre sua equipe, atuar como porta - voz deve transmitir de dentro para fora as informações que são pertinentes à empresa.

• Decisivo - Toma para si a responsabilidade de decidir, assume riscos controlados, deve tomar decisões para a resolução de problemas representando os interesses da empresa.

• Empreendedor - E o administrador que cria e planeja mudanças arrojadas em beneficio da empresa.

• Controlador de distúrbios- Deve ter habilidade na resolução de problemas, grande habilidade com relações interpessoais.

• Administrador de recursos - Deve ter habilidade na alocação de recursos financeiros, pessoal e material, principalmente na formação de estratégias de alocação dos mesmos em locais corretos para ter o melhor resultado.

• Negociador- Lidera os representantes da empresa nas negociações de compra e venda. Esse é o perfil característico que o administrador da atualidade deve ter para manter-se sempre em atividade no mercado de trabalho de administração sendo extremamente importante trabalhar essas habilidades durante toda vida profissional.

Bem como o impacto da tecnologia presente nos dias atuais no mundo dos negócios, onde os administradores utilizam muito a internet para realizar suas negociações através comercio eletrônico o comportamento do consumidor cada vez mais diferenciado e exigente, número de consumidores on-line cresce continuamente sendo esse o mercado que mais cresce apesar da crise.

Além do comércio eletrônico outra ferramenta tecnológica que está mudando nosso cotidiano e a forma como nos comunicamos são os aplicativos para smartphones, redes sociais etc...

Dentro das organizações a comunicação corporativa esta entrando em outro patamar com as intranets e extranets, sendo possível ter acesso a informações internas ou manter comunicação com a empresa em qualquer lugar do mundo de forma segura e prática.

A cooperação entre as empresas esta criando novas alternativas de redução de custos de produtividade com as extranets, enfim modelos totalmente novos estão surgindo, acompanhar essas mudanças não é nada fácil, mas absolutamente necessário.

Outra mudança causada é a redução das estruturas organizacionais, não sendo mais preciso tantos profissionais para o processamento de dados, pois a cada momento são lançados novos softwares que geram relatórios detalhados no qual auxiliam na tomada de decisões pelos administradores.

Os administradores estão diminuindo os cargos de chefia, a pirâmide organizacional das empresas esta sofrendo mudanças em sua estrutura, terceirizações tornaram-se mais frequentes fazendo com que grande parte das atividades das empresas, nas novas empresas cresce a ideia que é melhor subcontratar os serviços do que contratar gerentes.

Na gestão interna das empresas também existe o impacto da tecnologia, como o desenvolvimento do e-mail e das intranets, com isso grande parte do capital intelectual está sendo mais valorizado.

A tecnologia trouxe agilidade para os processos internos e esta aumentando vertiginosa mente o impacto na formação das estruturas administrativas, com isso a finalidade das empresas modernas é ter a maior autonomia possível com o mínimo de intervenção humana em seus processos, surge então um novo perfil profissional que não deve ser mais técnicos e sim um profissional mais voltado para processos de interpretação, elaboração e transformação, hoje é necessário ter uma visão globalizada para atender os consumidores cada vez mais exigentes.

Atualmente o tempo é o recurso mais escasso e não renovável, com a falta de tempo surge à necessidade de respostas rápidas em um curto prazo de tempo, gerenciar eficaz mente o tempo é um diferencial competitivo para as empresas e para os profissionais.

Em síntese gerenciar o tempo e as informações que chegam a todo o momento contribui para aumentar o conhecimento tornado em uma possibilidade a disposição das pessoas e das empresas, para agregar valores aos profissionais que conseguem transformar essas informações em conhecimento.

A Tecnologia evolui cada vez mais rápida e de forma complexa necessitando que o individuo acompanhe estas transformações aperfeiçoando-se através de treinamentos constantes, permitindo que a empresa se faça presente em todos os mercados de trabalho utilizando-se da: internet como alternativa de marketing, rapidez nas vendas, e-commerce (comércio eletrônico), serviço de suporte a clientes, e-mail.

Portanto o administrador na sociedade atual deve conhecer todas as tecnologias de informação existentes, a automação e a internet estão à disposição para ajudá-lo em suas tarefas, tornando-as mais fáceis, auxiliando na tomada de decisões mais exata.

Um administrador eficiente saberá utilizar as novas tecnologias a seu favor e da empresa, simplificando os caminhos assim tempo e garantindo mais lucros para empresa, as novas tecnologias devem ser usadas para ajudar em sua gestão.

O mercado exige cada vez mais desafios a todo o momento, necessitando assim que o administrador para se manter no mercado de trabalho seja um especialista em várias áreas, tendo conhecimento de todo o processo da empresa e do mercado a qual está inserido visualizando novos horizontes de maneira flexível, ouvindo seus colaboradores para conhecer suas necessidades, anseios e dificuldades assim buscando uma alta performance em consonância a boa gestão de pessoas.